02/02/2024 às 07:33h
Um dos problemas que tem atrapalhado o combate ao mosquito Aedes aegypti é a recusa de moradores de residências em receber os agentes de saúde. A situação também tem ocorrido em Pará de Minas.
Os agentes de endemias do Município são preparados para identificar locais de acúmulos de água e eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Todos, inclusive usam uniforme da Prefeitura e crachás de identificação. Por isso a população não deve ter medo de recebê-los.
Diante das recusas e de imóveis que vem sendo encontrados fechados, o coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Duarte, faz novo apelo a população:
Clique e ouça Douglas Duarte
Douglas ressalta a importância das visitas periódicas dos agentes de saúde:
Clique e ouça Douglas Duarte
Para as pessoas que trabalham fora de casa o dia todo e não conseguiram receber os agentes de saúde, o coordenador de Vigilância Ambiental informa que elas poderão entrar em contato com a Prefeitura para agendar a visita, inclusive aos sábados:
Clique e ouça Douglas Duarte
Os resultados do último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em Pará de Minas, entre os dias 8 e 12 de janeiro, revelam alto risco para a dengue no Município, apontando infestação média de 7,4% dos imóveis visitados, índice bem mais alto considerando o último levantamento feito em novembro de 2023, que apontou 4,1% na época.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
15/07/2024 - Dia Nacional do Homem: uma data para refletir sobre a saúde masculina
13/07/2024 - Operadoras de jogos online deverão prevenir lavagem de dinheiro
12/07/2024 - Consequências do uso excessivo do celular e outras telas
12/07/2024 - APAE de Pará de Minas convida comunidade para prestigiar Forró dos Apaixonados
12/07/2024 - Comércio de Pará de Minas tem horário estendido para o Mega Liquidaço