17/02/2025 às 07:24h
Pará de Minas é a cidade que mais registra atendimentos por acidentes envolvendo animais peçonhentos na região. Segundo informações do Painel da Vigilância em Saúde do estado, foram 230 notificações no último ano.
O alto número de acidentes com escorpiões colocou Pará de Minas no topo no Centro-Oeste mineiro. A pesquisa inclui cidades como Bom Despacho, Divinópolis, Itaúna e Nova Serrana, por exemplo.
O relatório da Secretaria de Estado de Saúde, ainda mostra que 80% das notificações foram provocadas pelo escorpião. Entretanto, as ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem mudando esse cenário. Gustavo Rios, biólogo que atua no setor da saúde, comenta sobre o monitoramento das residências nesta época do ano:
Clique e ouça Gustavo Rios
Mesmo Pará de Minas sendo uma das cidades que mais tem esse tipo de registro, no município, os acidentes com escorpiões reduziram 67% num comparativo entre 2023 e 2024. Diante desse panorama, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mantém o alerta a população, especialmente em dias com chuvas e sol:
Clique e ouça Gustavo Rios
De acordo com levantamento do órgão, Providência, Recanto da Lagoa, São José e Nossa Senhora de Fátima, são os bairros com mais notificações do aparecimento e de acidentes em Pará de Minas.
Em casos de acidentes com a picada do escorpião, o recomendado é procurar o mais rápido possível o atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/11/2023 - Consumidores devem ficar atentos com os preços e promoções nesta época do ano
28/11/2023 - Ascipam divulga os horários especiais do comércio para este fim de ano
28/11/2023 - Moradores do Padre Libério cobram providências sobre buracos causados pelas chuvas
27/11/2023 - Saiba como funciona a Associação Igarapets de Igaratinga
27/11/2023 - Ascipam vai premiar as vitrines mais enfeitadas para o natal
27/11/2023 - Especialista comenta sobre como a arborização urbana contribui na manutenção do clima
27/11/2023 - Saiba oque fazer se for pego de surpresa em alagamentos