13/03/2025 às 07:42h
O Brasil foi o país com o pior desempenho em uma pesquisa que mediu a capacidade das pessoas em identificar notícias falsas. O estudo foi realizado pela OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com pouco mais de 40 mil pessoas, em 21 países, entre eles, Brasil, Colômbia, Finlândia, Itália, Japão, Portugal e Estados Unidos.
Na avaliação, os participantes interagiram com conteúdos verdadeiros e falsos em uma interface semelhante a uma rede social. Nas ruas de Pará de Minas, nossa equipe de reportagem conversou com alguns moradores sobre o que veem nas telas, um deles é o Albert Menezes:
Clique e ouça Albert Menezes
O tempo médio gasto em celulares pelo brasileiro é de 5 horas. Além disso, a pesquisa mostrou que o ambiente virtual, com destaque para as redes sociais, são o ambiente onde é maior a dificuldade em identificar o que é falso ou verdadeiro. Mariana Neves, de 32 anos, passa muito tempo no celular, mas não acredita em tudo que vê:
Clique e ouça Mariana Neves
Por Sérgio Pêgo/ Com informações da Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil
28/01/2025 - Incertezas tomam conta de pais de alunos da Escola Pereira da Costa
27/01/2025 - Alunos são agredidos em festa universitário; PC vai investigar o caso
27/01/2025 - Instituições se preparam para o retorno das aulas nas redes de ensino de Pará de Minas
27/01/2025 - 192 VoIP; Samu reforça uso de aplicativo para solicitar atendimento
27/01/2025 - Infiltração de água das chuvas preocupa pacientes da Maternidade de Pará de Minas
24/01/2025 - 3ª edição: Jogos Abertos de Pará de Minas movimentarão quadras e espaços da cidade
24/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural