É comum ver em grandes cidades, escritas e rabiscos sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos. Os praticantes desse tipo de atividade ilegal utilizam tinta em spray aerossol.
Mas o que define se pichação é ou não arte e no que ela se diferencia do grafite? Tanto a pichação quanto o grafite são pinturas feitas em muros, imóveis ou monumentos. Essa é a principal semelhança entre eles. Mas, a diferença está nas suas formas de pinturas.
A pichação, geralmente, é feita em tinta preta e contém símbolos ou dizeres. O grafite, por sua vez, se refere a desenhos. O JC Notícias conversou com Victor Caires, artista paraminense, que afirmou existir uma resistência da sociedade por desconhecimento do trabalho dos grafiteiros:
Clique e ouça Victor Caires
O grafite carrega valor estético, considerado uma expressão artística carregada de formas, cores e é “bem” aceita pela sociedade. Já a pichação é entendida como uma degradação da paisagem urbana. De acordo com o advogado José Gustavo, a proibição da pichação tem como base a lei de crimes ambientais que prevê penas de detenção de três meses a um ano e multa.
Clique e ouça José Gustavo
A pichação é classificada como dano qualificado, passível de detenção de seis meses a três anos, e multa, além de pena correspondente à violência, se houver.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/02/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
24/02/2023 - Projeto de reajuste salarial dos vereadores de Pará de Minas é aprovado em 2ª votação
24/02/2023 - Ciclistas devem ficar atentos as legislações de trânsito
23/02/2023 - Saiba como utilizar a plataforma que impede as ligações de telemarketing indesejadas