19/12/2023 às 09:24h
A musicoterapia é um campo da ciência que estuda o ser humano, suas manifestações sonoras e os fenômenos que decorrerem da interação entre as pessoas e a música, o som e seus elementos. Utilizando os ritmos como ponto de partida para a construção de um processo terapêutico, ela trabalha no cuidado de sintomas físicos, emocionais, estimula a memória e contribui no alívio da ansiedade e do estresse, trazendo qualidade de vida aos pacientes.
Aliando arte e saúde, a musicoterapia serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado, além de facilitar a organização e a forma de se relacionar dos indivíduos. Se utilizando de instrumentos como o canto, percussão, cordas e outros para o tratamento de diferentes tipos de distúrbios, a musicoterapia ainda é capaz de atuar na área da reabilitação motora, emocional e psíquica e no restabelecimento das funções físicas, mentais, emocionais e sociais causadas por eventos diversos.
Clique e ouça Sérgio Antônio Lopes
Em Pará de Minas, em 2023 foram mais de 50 pessoas assistidas, entre crianças, adolescentes e adultos. A promessa é de que em 2024 aumentem os atendimentos. Atualmente, o serviço é oferecido para tratar doenças e até transtornos, como o Autismo.
Clique e ouça Walkíria Salgueiro
Vanessa Horta, mãe de um menino de 3 anos, que faz a musicoterapia confirma a importância desse projeto através da evolução do filho:
Clique e ouça Vanessa Horta
Para mais informações, basta entrar em contato com a Escola Municipal de Música, localizada na Praça Torquato de Almeida, 100, 2º andar, prédio da antiga rodoviária. O telefone de contato é o (37) 3236-2313.
Por Sérgio Viana/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Espacial FM
19/04/2024 - Mortes por acidentes elétricos chegam a mais de 600 em 2023 de acordo com novos dados
18/04/2024 - Prefeitura agora pode notificar donos de lotes sujos em Pará de Minas
18/04/2024 - Polícia Civil realiza mais um leilão virtual de veículos aprendidos em Pará de Minas
18/04/2024 - Águas de Pará de Minas completa 9 anos com os serviços de saneamento universalizados