A febre amarela é uma doença infecciosa grave, com alta taxa de mortalidade, podendo levar a óbito 50% dos pacientes. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a arbovirose tem como principal forma de prevenção a vacinação.
De acordo com estimativas da Secretaria de Estado de Saúde, em Minas Gerais, 33.223 crianças menores de um ano ainda não se vacinaram contra a doença. A cobertura vacinal é de 71,17%, segundo dados do Ministério da Saúde, enquanto a meta preconizada pelo órgão é de 95%.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi reforça a importância da vacinação para evitar a doença:
Clique e ouça Eduardo Prosdocimi
Desde 2018, não havia registro de casos humanos de febre amarela, confirmados laboratorialmente em Minas Gerais, sendo o primeiro em 2023, no município de Monte Santo, mas com local provável de infecção em São Paulo.
Já quanto aos registros de morte de macacos confirmadas para a febre amarela, em 2024, o que representa um sinal de circulação do vírus, Minas contabilizou quatro até o momento, sendo dois casos na cidade de Bueno Brandão, um em Santa Rita de Caldas e um em Belo Horizonte.
O médico infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas, Ricardo Luiz Fontes Moreira orienta sobre os principais sintomas da doença e oque o paciente deve fazer:
Clique e ouça Ricardo Luiz
De acordo com as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI), crianças entre nove meses de vida e menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), devem receber uma dose aos nove meses de vida e uma dose de reforço aos quatro anos de idade.
Já as pessoas a partir de cinco anos de idade que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem cinco anos, devem receber uma dose de reforço. As pessoas de cinco a 59 anos de idade não vacinadas devem receber uma dose única.
Por Sérgio Viana/Com informações da Agência Minas
Foto: Arquivo Espacial FM
08/08/2023 - Campanha dos candidatos às vagas para o Conselho Tutelar começa em Pará de Minas
08/08/2023 - Psicólogo fala sobre os impactos da violência na saúde mental da comunidade LGBT
08/08/2023 - Já está valendo a votação para Empresário do Ano 2023
08/08/2023 - Farmácias brasileiras poderão realizar novos tipos de exames
07/08/2023 - Ausência de professores nas salas de aula de Pará de Minas chama atenção
07/08/2023 - Você já ouviu falar na Síndrome de segunda-feira? Psicóloga explica esse comportamento
05/08/2023 - Ascipam e Centrofer promovem promoção para o Dia dos Pais