Capa da Página Saiba como está o andamento do processo de beatificação de Padre Libério - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/07/2024 às 07:28h

Saiba como está o andamento do processo de beatificação de Padre Libério

Facebook

O último dia 30 de junho, marcou os 140 anos do nascimento de Padre Libério Rodrigues Moreira, saudoso Servo de Deus, que faleceu em 21 de dezembro de 1980, em Divinópolis.

Padre Libério deixou uma história de fé que até hoje reúne milhares de fiéis em várias localidades, que o consideram santo, mesmo sem o reconhecimento oficial da igreja, trajetória que também é sempre tema de pesquisas e relatos.

Sua fama de santidade motivou a abertura do processo de beatificação, iniciado na Diocese de Divinópolis, com a autorização do Vaticano. A fase diocesana do processo começou em 30 de julho de 2012 e foi concluída no dia 13 de novembro de 2016. A documentação reunida foi encaminhada à Roma. Com o reconhecimento das virtudes heroicas de Padre Libério, avança o processo de beatificação do sacerdote, que recebeu em março deste ano, o título canônico de venerável.

No entanto, para ser beatificado e canonizado, é necessário que o Venerável tenha um milagre comprovado e mais outro para a canonização. Cada etapa do processo envolve critérios rigorosos e exige a comprovação de fatos concretos e incontestáveis, para que a Igreja possa declarar a santidade de uma pessoa, como confirma Padre Adelmo Sérgio Gomes, Pároco da Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora e Postulador da Causa de Padre Libério:

Clique e ouça  Padre Adelmo

Padre Adelmo explica como são definidos os critérios para a comprovação de um milagre:

Clique e ouça  Padre Adelmo

Padre Adelmo relembra como se iniciou o processo de beatificação:

Clique e ouça  Padre Adelmo

Padre Libério é natural de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi ordenado padre no município de Mariana, mas ficou conhecido pela atuação em Divinópolis, Nova Serrana, Pará de Minas e Leandro Ferreira.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: