Com a chegada do período de restituição do Imposto de Renda, aumentam os casos de golpes aplicados por criminosos que tentam se aproveitar dos valores devolvidos aos contribuintes. É fundamental então estar atento e bem informado para evitar cair em fraudes que podem causar prejuízos financeiros e transtornos pessoais.
Os golpistas podem utilizar de diversas estratégias para enganar os contribuintes, sendo as mais comuns, e-mails falsos que contem mensagens fraudulentas que aparentam ser da Receita Federal, informando sobre a liberação de uma restituição e solicitando dados pessoais ou bancários para o depósito.
Em entrevista ao Jornal da Cidade, Severino Januário, Chefe do escritório da Receita Federal em Pará de Minas orientou sobre golpes envolvendo a restituição do IR:
Clique e ouça Severino Januário
Como o prazo para entrega da declaração já se encerrou, Severino orienta o que deve ser feito para os que não entregaram:
Clique e ouça Severino Januário
A Receita Federal já liberou o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento das restituições começou no dia 31 de maio de 2024 e vai até o dia 28 de fevereiro de 2025, incluindo os lotes residuais.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Arquivos JC
06/02/2023 - Na volta às aulas, evasão é desafio a ser enfrentado pelas escolas
03/02/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana em nossa Agenda Cultural
03/02/2023 - Personalidades e políticos lamentam morte da jornalista Glória Maria
03/02/2023 - Mudanças no Plano Diretor Municipal são debatidas durante reunião na Câmara
03/02/2023 - Ascipam prepara mais uma edição da “Liquidaço”; saiba os dias e horários da promoção