O tempo limite nas filas em agências bancárias, definido por leis, continua sendo desrespeitado em algumas agências bancárias. Frequentemente, o Jornalismo da Rádio Espacial FM recebe reclamações de clientes insatisfeitos, que ficam mais de 30 minutos esperando para serem atendidos.
O limite de espera, estabelecido por uma lei municipal em Pará de Minas, sancionada em 2001, é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados. Em 2002, uma norma nacional reforçou o texto aprovado um ano antes pelos vereadores da época na cidade. De acordo com o PROCON, os serviços bancários estão entre as principais reclamações dos consumidores.
Bruno Souza, coordenador do PROCON Pará de Minas orienta como o consumidor deve fazer em casos de demora no atendimento dos bancos:
Clique e ouça Bruno Souza
Os bancos podem ser penalizados com multa de R$ 10 mil, revertida para o fundo de Defesa do Consumidor, mas o cliente pode requerer danos morais caso se sinta lesado.
Para reclamar da má prestação de serviços, o consumidor pode procurar o PROCON Pará de Minas, que fica na Rua Sacramento, 317, centro da cidade. O telefone de contato é o (37) 3233-5690.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
25/01/2024 - Câmara define formação das Comissões Permanentes para 2024
25/01/2024 - Morre ex-delegado de Pará de Minas, José Nonato da Silva
24/01/2024 - Preços em sacolões ficam mais caros em Pará de Minas
24/01/2024 - Veterinária explica como identificar transtornos psicológicos em cães e gatos
24/01/2024 - Minas Gerais vai decretar estado de emergência por causa da dengue
24/01/2024 - Começa o período de inscrições para as vagas remanescentes na rede estadual de ensino
24/01/2024 - CEMIG alerta para o aumento de raios em Minas Gerais
24/01/2024 - Empréstimo solicitado a Caixa pelo Executivo pode durar meses para aprovação
23/01/2024 - Crise na Santanense faz com que alguns funcionários optem pela rescisão indireta