O tempo limite nas filas em agências bancárias, definido por leis, continua sendo desrespeitado em algumas agências bancárias. Frequentemente, o Jornalismo da Rádio Espacial FM recebe reclamações de clientes insatisfeitos, que ficam mais de 30 minutos esperando para serem atendidos.
O limite de espera, estabelecido por uma lei municipal em Pará de Minas, sancionada em 2001, é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados. Em 2002, uma norma nacional reforçou o texto aprovado um ano antes pelos vereadores da época na cidade. De acordo com o PROCON, os serviços bancários estão entre as principais reclamações dos consumidores.
Bruno Souza, coordenador do PROCON Pará de Minas orienta como o consumidor deve fazer em casos de demora no atendimento dos bancos:
Clique e ouça Bruno Souza
Os bancos podem ser penalizados com multa de R$ 10 mil, revertida para o fundo de Defesa do Consumidor, mas o cliente pode requerer danos morais caso se sinta lesado.
Para reclamar da má prestação de serviços, o consumidor pode procurar o PROCON Pará de Minas, que fica na Rua Sacramento, 317, centro da cidade. O telefone de contato é o (37) 3233-5690.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
26/12/2023 - Programa Celular Seguro vai auxiliar em investigações de roubos a celulares
26/12/2023 - Dia da Consciência Negra será feriado a partir de 2024
22/12/2023 - Busca por carnes para churrasco crescem nos últimos dias; não deixe para última hora
22/12/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
22/12/2023 - Chegada do verão e sol forte alerta para os cuidados com a pele
21/12/2023 - Bombeiros orientam sobre os cuidados em rodovias neste fim de ano
21/12/2023 - Cerveja artesanal ganha o gosto do povo e a venda cresce na cidade