O tempo limite nas filas em agências bancárias, definido por leis, continua sendo desrespeitado em algumas agências bancárias. Frequentemente, o Jornalismo da Rádio Espacial FM recebe reclamações de clientes insatisfeitos, que ficam mais de 30 minutos esperando para serem atendidos.
O limite de espera, estabelecido por uma lei municipal em Pará de Minas, sancionada em 2001, é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados. Em 2002, uma norma nacional reforçou o texto aprovado um ano antes pelos vereadores da época na cidade. De acordo com o PROCON, os serviços bancários estão entre as principais reclamações dos consumidores.
Bruno Souza, coordenador do PROCON Pará de Minas orienta como o consumidor deve fazer em casos de demora no atendimento dos bancos:
Clique e ouça Bruno Souza
Os bancos podem ser penalizados com multa de R$ 10 mil, revertida para o fundo de Defesa do Consumidor, mas o cliente pode requerer danos morais caso se sinta lesado.
Para reclamar da má prestação de serviços, o consumidor pode procurar o PROCON Pará de Minas, que fica na Rua Sacramento, 317, centro da cidade. O telefone de contato é o (37) 3233-5690.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
15/12/2023 - Corpo de Bombeiros orienta oque fazer em caso de incêndios domésticos
14/12/2023 - Sinal 5G da Algar já funciona com abrangência em Pará de Minas
14/12/2023 - PIS/Pasep 2024 começa a ser pago em 15 de fevereiro!
14/12/2023 - Período festivo promove bons encontros, mas também alerta sobre o endividamento
13/12/2023 - Igrejas evangélicas apresentaram crescimento vertiginoso no Brasil nas últimas décadas
13/12/2023 - Câmara de Pará de Minas aprova Orçamento do município para 2024