O tempo limite nas filas em agências bancárias, definido por leis, continua sendo desrespeitado em algumas agências bancárias. Frequentemente, o Jornalismo da Rádio Espacial FM recebe reclamações de clientes insatisfeitos, que ficam mais de 30 minutos esperando para serem atendidos.
O limite de espera, estabelecido por uma lei municipal em Pará de Minas, sancionada em 2001, é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados. Em 2002, uma norma nacional reforçou o texto aprovado um ano antes pelos vereadores da época na cidade. De acordo com o PROCON, os serviços bancários estão entre as principais reclamações dos consumidores.
Bruno Souza, coordenador do PROCON Pará de Minas orienta como o consumidor deve fazer em casos de demora no atendimento dos bancos:
Clique e ouça Bruno Souza
Os bancos podem ser penalizados com multa de R$ 10 mil, revertida para o fundo de Defesa do Consumidor, mas o cliente pode requerer danos morais caso se sinta lesado.
Para reclamar da má prestação de serviços, o consumidor pode procurar o PROCON Pará de Minas, que fica na Rua Sacramento, 317, centro da cidade. O telefone de contato é o (37) 3233-5690.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
02/10/2023 - Aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo seguem indefinidas em Pará de Minas
30/09/2023 - Pará de Minas recebe jogos do Campeonato Brasileiro de Handebol Juvenil
29/09/2023 - 1ª Expo Conecta Agro gera quase R$ 20 milhões em movimentações de negócios
29/09/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
29/09/2023 - Observatório Social de Pará de Minas é premiado mais uma vez em 2023
28/09/2023 - Candidatos se preparam para as eleições dos novos Conselheiros Tutelares