O contribuinte que já declarou o Imposto de Renda 2023, pode ficar “praticamente tranquilo”, já que somente é preciso ainda verificar se a declaração foi entregue corretamente. Agora, quem ainda não prestou contas ao Fisco, é bom correr e ficar atento para não cometer erros.
Além do tradicional hábito de “deixar para a última hora”, outros motivos fazem com que alguns brasileiros não tenham feito a declaração.
Mas, o que fazer se estiver em cima da hora da entrega e não tiver todos os dados? O professor de Ciências Contábeis Deypson Carvalho tira as prinicipais dúvidas no Jornal da Cidade:
Clique e ouça Deypson Carvalho
Um dos motivos que pode fazer as pessoas atrasarem na entrega é a falta de dados para realizar a declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte entregar no prazo com dados errados, ele será obrigado a retificar posteriormente se cair na chamada “malha fina”.
O professor alerta também que a modalidade de tributação escolhida na hora da entrega não poderá ser modificada se houver erros na declaração:
Clique e ouça Deypson Carvalho
A declaração pode ser preenchida online, no portal e-CAC, sem precisar instalar no computador. Também é possível declarar no aplicativo Meu Imposto de Renda, para celular e tablet.
Por Sérgio Pêgo/Agência Brasil
Fotos: Espacial FM
03/04/2025 - Posto Médico Legal já conta com profissionais para atuar no serviço em Pará de Minas
03/04/2025 - Justiça suspende autorização para farmacêuticos prescreverem remédios
02/04/2025 - Terapeuta destaca técnicas que auxiliam o ser humano em diferentes ambientes
02/04/2025 - Declarantes podem ajudar instituições beneficentes com Imposto de Renda
02/04/2025 - MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
02/04/2025 - Inclusão social nos espaços de saber é comentada por profissional da educação