O contribuinte que já declarou o Imposto de Renda 2023, pode ficar “praticamente tranquilo”, já que somente é preciso ainda verificar se a declaração foi entregue corretamente. Agora, quem ainda não prestou contas ao Fisco, é bom correr e ficar atento para não cometer erros.
Além do tradicional hábito de “deixar para a última hora”, outros motivos fazem com que alguns brasileiros não tenham feito a declaração.
Mas, o que fazer se estiver em cima da hora da entrega e não tiver todos os dados? O professor de Ciências Contábeis Deypson Carvalho tira as prinicipais dúvidas no Jornal da Cidade:
Clique e ouça Deypson Carvalho
Um dos motivos que pode fazer as pessoas atrasarem na entrega é a falta de dados para realizar a declaração do Imposto de Renda. Se o contribuinte entregar no prazo com dados errados, ele será obrigado a retificar posteriormente se cair na chamada “malha fina”.
O professor alerta também que a modalidade de tributação escolhida na hora da entrega não poderá ser modificada se houver erros na declaração:
Clique e ouça Deypson Carvalho
A declaração pode ser preenchida online, no portal e-CAC, sem precisar instalar no computador. Também é possível declarar no aplicativo Meu Imposto de Renda, para celular e tablet.
Por Sérgio Pêgo/Agência Brasil
Fotos: Espacial FM
19/06/2023 - Psicóloga orienta quanto as deficiências invisíveis
18/06/2023 - Motoristas com o IPVA atrasado poderão parcelar a dívida com o Estado
16/06/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
16/06/2023 - Pará-minense reclama da dificuldade na hora de emitir a identidade
16/06/2023 - Petrobras reduz preço da gasolina em 4,66% para distribuidoras
15/06/2023 - Corpo de Bombeiros dá dicas sobre como evitar focos de incêndios
15/06/2023 - Termina hoje o prazo para participar da promoção 2 anos sem conta Cemig