29/01/2025 às 07:23h
Segundo levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), o número de pessoas vivendo nesta realidade em todo o país, aumentou aproximadamente 25% de 2023 para 2024.
Em Pará de Minas, o desafio não é diferente e o crescimento do índice provocou questionamentos sobre a aplicação de políticas públicas efetivas de controle e prevenção.
Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção destaca quais ações estão prevista pela pasta:
Clique e ouça Cláudia Assunção
Cláudia comenta sobre o destino do Centro POP, referência em acolhimento para pessoas em situação de rua no município:
Clique e ouça Cláudia Assunção
A secretária ainda fala sobre o tempo de permanência daqueles que não são naturais de Pará de Minas e como eles são enviados de volta para suas regiões:
Clique e ouça Cláudia Assunção
O número apurado em dezembro de 2024 é 14 vezes superior ao registrado onze anos atrás, quando havia 22.922 pessoas vivendo nas ruas no país. De lá pra cá, o aumento significativo passou a ser prioridade entre as cobranças destinadas ao governo.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
02/07/2024 - Férias de julho e inverno; saiba quais os destinos mais buscados pelos pará-minenses
02/07/2024 - Começa nesta terça a arrecadação para a Campanha do Agasalho em Pará de Minas
02/07/2024 - Exposição de Padre Libério pode ser visitada na Casa da Cultura até o dia 30 de julho
01/07/2024 - Sicoob Credirural inaugura unidade administrativa no bairro São Francisco
01/07/2024 - Saiba a importância de se preparar mentalmente para a aposentadoria
28/06/2024 - Estação dos Ipês deixa a cidade ainda mais bonita
28/06/2024 - Patronato realiza tradicional Arraiá para arrecadar fundos para a instituição