29/01/2025 às 07:23h
Segundo levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), o número de pessoas vivendo nesta realidade em todo o país, aumentou aproximadamente 25% de 2023 para 2024.
Em Pará de Minas, o desafio não é diferente e o crescimento do índice provocou questionamentos sobre a aplicação de políticas públicas efetivas de controle e prevenção.
Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção destaca quais ações estão prevista pela pasta:
Clique e ouça Cláudia Assunção
Cláudia comenta sobre o destino do Centro POP, referência em acolhimento para pessoas em situação de rua no município:
Clique e ouça Cláudia Assunção
A secretária ainda fala sobre o tempo de permanência daqueles que não são naturais de Pará de Minas e como eles são enviados de volta para suas regiões:
Clique e ouça Cláudia Assunção
O número apurado em dezembro de 2024 é 14 vezes superior ao registrado onze anos atrás, quando havia 22.922 pessoas vivendo nas ruas no país. De lá pra cá, o aumento significativo passou a ser prioridade entre as cobranças destinadas ao governo.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
07/06/2024 - Derivados de laticínios: Saiba como estar de acordo com a legislação
05/06/2024 - Cãominhada vai reunir pets e tutores no Parque do Bariri neste mês de junho
05/06/2024 - Com o aumento na conta de energia, saiba como economizar em casa
05/06/2024 - Psicóloga destaca serviços para cuidados com a saúde mental em Pará de Minas
05/06/2024 - Campeãs da prova de Três Tamboras falam sobre o prêmio aqui na Espacial FM
04/06/2024 - Pará de Minas terá diversas atividades voltadas ao Meio Ambiente no Junho Verde
04/06/2024 - Animais domésticos também precisam de cuidados especiais durante o frio