02/09/2024 às 08:00h
O Ribeirão Paciência nasce na Mata dos Pimentas, em Pará de Minas e percorre vários quilômetros até desembocar no Rio Pará, na altura de Brumado, em Pitangui. Mesmo percorrendo uma longa distância, as mudanças no percurso são notórias em alguns pontos.
Clique e ouça José Hermano Franco
Devido a situação, cerca de dois milhões de reais em multas foram aplicados pelos órgãos fiscalizadores do município às empresas que atuam próximo ao Ribeirão Paciência. José Hermano destaca que a equipe de fiscais segue monitorando a situação do recurso hídrico:
Clique e ouça José Hermano Franco
Com o processo de expansão de Pará de Minas, o ribeirão, que já teve 50 metros de largura, atualmente, conta 9 metros. Os poluentes químicos presentes em despejos industriais, em agrotóxicos e metais, também provocam um efeito tóxico em animais e plantas aquáticas, podendo se acumular em seus organismos, como explica o secretário:
Clique e ouça José Hermano Franco
O objetivo da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, é que seja feita uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Pará de Minas, para discutir os impactos ambientais no lançamento de efluentes, junto aos cidadãos, empresas e ambientalistas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
21/02/2025 - Considerada polo regional, Pará de Minas recebe Feira de Avicultura e Suinocultura
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas
19/02/2025 - Assédio moral cresce e levanta discussões sobre as relações trabalhistas