02/09/2024 às 08:00h
O Ribeirão Paciência nasce na Mata dos Pimentas, em Pará de Minas e percorre vários quilômetros até desembocar no Rio Pará, na altura de Brumado, em Pitangui. Mesmo percorrendo uma longa distância, as mudanças no percurso são notórias em alguns pontos.
Clique e ouça José Hermano Franco
Devido a situação, cerca de dois milhões de reais em multas foram aplicados pelos órgãos fiscalizadores do município às empresas que atuam próximo ao Ribeirão Paciência. José Hermano destaca que a equipe de fiscais segue monitorando a situação do recurso hídrico:
Clique e ouça José Hermano Franco
Com o processo de expansão de Pará de Minas, o ribeirão, que já teve 50 metros de largura, atualmente, conta 9 metros. Os poluentes químicos presentes em despejos industriais, em agrotóxicos e metais, também provocam um efeito tóxico em animais e plantas aquáticas, podendo se acumular em seus organismos, como explica o secretário:
Clique e ouça José Hermano Franco
O objetivo da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, é que seja feita uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Pará de Minas, para discutir os impactos ambientais no lançamento de efluentes, junto aos cidadãos, empresas e ambientalistas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
31/01/2025 - Bora viajar! Casal de Pará de Minas vai se aventurar pelas Américas de Motohome
31/01/2025 - Águas de Pará de Minas reforça ações de combate ao Aedes aegypti
31/01/2025 - Pará de Minas vai contar com novo local para emissão da Carteira de Identidade
31/01/2025 - IPTU: Prefeitura de Pará de Minas anuncia redução de parcelas para pagamento 2025
31/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/01/2025 - Pagamento do IPVA; é importante ter cuidado com golpes
30/01/2025 - Dia da Saudade: data reforça importância de valorizar o presente
30/01/2025 - Escola Livre de Teatro Benjamin de Oliveira abrirá novas vagas e horários
30/01/2025 - Chegada das chuvas intensas deixam Pará de Minas e cidades vizinhas em alerta