02/09/2024 às 08:00h
O Ribeirão Paciência nasce na Mata dos Pimentas, em Pará de Minas e percorre vários quilômetros até desembocar no Rio Pará, na altura de Brumado, em Pitangui. Mesmo percorrendo uma longa distância, as mudanças no percurso são notórias em alguns pontos.
Clique e ouça José Hermano Franco
Devido a situação, cerca de dois milhões de reais em multas foram aplicados pelos órgãos fiscalizadores do município às empresas que atuam próximo ao Ribeirão Paciência. José Hermano destaca que a equipe de fiscais segue monitorando a situação do recurso hídrico:
Clique e ouça José Hermano Franco
Com o processo de expansão de Pará de Minas, o ribeirão, que já teve 50 metros de largura, atualmente, conta 9 metros. Os poluentes químicos presentes em despejos industriais, em agrotóxicos e metais, também provocam um efeito tóxico em animais e plantas aquáticas, podendo se acumular em seus organismos, como explica o secretário:
Clique e ouça José Hermano Franco
O objetivo da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, é que seja feita uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Pará de Minas, para discutir os impactos ambientais no lançamento de efluentes, junto aos cidadãos, empresas e ambientalistas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/01/2025 - Dietas malucas; Será que é saudável comer 40 ovos todos os dias?
28/01/2025 - Moradores de Pará de Minas comentam sobre a expansão de bairros mais antigos da cidade
28/01/2025 - Manutenção: Prédios públicos da Secretaria de Cultura passam por revitalização
28/01/2025 - Minas Gerais é o estado com o maior número de estudantes aprovados no Sisu 2025
28/01/2025 - Incertezas tomam conta de pais de alunos da Escola Pereira da Costa
27/01/2025 - Alunos são agredidos em festa universitário; PC vai investigar o caso