17/12/2024 às 07:22h
Para Isadora Vilaça, psicóloga que atua na área infantil, o caso vai além de uma simples preferência por um assento, pois o mesmo escancara desafios cotidianos enfrentados por muitas famílias: o papel do “não” na educação:
Clique e ouça Isadora Vilaça
Entender, acolher, compreender e depois explicar o que está havendo é importante nesse momento. Para muitos pais, é desafiador dizer “não”. Quando se trata de espaços públicos, local onde há temor de julgamentos externos, os responsáveis acabam cedendo:
Clique e ouça Isadora Vilaça
Ensinar limites não é impor sofrimento, mas construir autonomia emocional dos pequeninos. Ainda segundo a psicóloga, a infância é o momento mais especial de uma vida, já que as crianças em desenvolvimento não devem ser culpadas ou responsabilizadas pelas atitudes que estão tendo:
Clique e ouça Isadora Vilaça
O episódio do avião é um lembrete de que criar filhos é, em parte, ajudá-los a navegar pela vida, entendendo que nem sempre conseguirão tudo o que querem. Especialistas alertam que esse limite imposto hoje pode ser o alicerce para que, no futuro, eles saibam como conquistar seus espaços, respeitando os dos outros. O “não” dito com amor é, na verdade, um presente. Além disso ensina que essa felicidade não depende apenas de sentar na janela, portanto de entender e apreciar a jornada independente do assento.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/02/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
28/02/2025 - Confira o que abre e fecha durante o Carnaval em Pará de Minas
28/02/2025 - Oportunidade: Sine de Pará de Minas abre inscrições para cursos profissionalizantes
27/02/2025 - Público aguarda premiação de obra de cinema brasileira no Oscar 2025
27/02/2025 - Em clima de folia; 96ª edição do Quinta no Museu celebra Carnaval
27/02/2025 - Inácio Franco apresenta planos para o imóvel usado pelo Colégio São Francisco
26/02/2025 - Programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular; algo mudou após novo anúncio?