17/01/2024 às 07:32h
Segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o segmento da metalurgia, uma das forças da economia brasileira, emprega mais de 200 mil pessoas e representa aproximadamente 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O setor metalúrgico também foi bastante prejudicado durante a pandemia de covid-19, além de sofrer impactos após o triste período. Porém, representantes do segmento afirmam que as indústrias metalúrgicas estão se recuperando bem e mantém expectativas de que 2024 será melhor.
Clique e ouça João Bosco e Silva
Em 2023, o Governo Federal publicou medida provisória para liberar recursos a serem disponibilizados para o programa de incentivos à compra de veículos populares. O objetivo, além de ampliar o acesso da população a carros novos, era alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro, visando à renovação da frota no país.
João Bosco acredita que a ação foi boa para o setor, porém de curto período, sendo necessário criar mais ações a longo prazo:
Clique e ouça João Bosco e Silva
Com relação aos trabalhadores, João Bosco explica que as negociações de salários e benefícios em 2023 não foram muito boas. Para 2024, ele espera que o setor melhore para que os metalúrgicos consigam resultados melhores:
Clique e ouça João Bosco e Silva
De acordo com recente pesquisa divulgada pela CNI, o índice de confiança do empresário industrial para 2024 aumentou entre o fim de 2023 e início deste ano. Foram entrevistadas 1.271 empresas, entre 4 e 10 de janeiro.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
19/02/2024 - Quaresma: cresce a procura por peixes, ovos e frango nesse período
19/02/2024 - Nutricionista explica sobre os malefícios do excesso do consumo do café
19/02/2024 - Bombeiros orientam quanto aos riscos de acidentes com máquinas de lavar roupa
19/02/2024 - Acessibilidade é desafio para deficientes visuais em Pará de Minas
16/02/2024 - Minas tem 70% dos casos prováveis de chikungunya e lidera ranking no Brasil
16/02/2024 - Mutirão de limpeza contra a dengue em Pará de Minas