24/02/2025 às 07:25h
A doação de sangue teve queda significativa no Brasil desde a pandemia da covid-19. De acordo com o Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas, as doações continuam baixas se comparado com o mesmo período do ano passado.
Essa ação voluntária garante o abastecimento seguro e contínuo dos hemocentros para suporte de transfusões aos diversos pacientes na cidade que dependem de tratamentos de saúde.
Porém, a desinformação faz com que muitas pessoas tenham medo de doar sangue, seja por fake news, ou pelo mito de que a ação vicia, ou oferece algum risco a saúde. Fatos que são desmistificados por Fabíola Nogueira, responsável pelo posto de coleta no Hospital Nossa Senhora da Conceição:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
A busca por informações para doar sangue também é importante. Como por exemplo, informar qualquer mudança no corpo ou o uso de determinados medicamentos. Fabíola Nogueira destaca que é realizada uma pré-triagem antes da doação, o que traz mais segurança para quem recebe e faz esse importante ato:
Clique e ouça Fabíola Nogueira
O Hemominas vai realizar mais um atendimento neste mês. Visando manter os estoques com quantidades suficientes para atender à demanda de pacientes com segurança, os interessados em doar poderão agendar pelo WhatsApp (37) 3233-5461 e contribuir com esse gesto tão importante. A próxima coleta está marcada para o dia 28 de fevereiro.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
16/01/2024 - Economista explica se vale a pena ou não pagar o IPVA em cota única
16/01/2024 - Resultado do Enem 2023 será publicado nesta terça-feira
16/01/2024 - Venda de material escolar já aquece o comércio de Pará de Minas
15/01/2024 - Situação do transporte público em Pará de Minas e reajuste tarifário
15/01/2024 - Cadastro de transporte escolar municipal começa nesta segunda
15/01/2024 - Bombeiros orientam sobre os riscos das “Cabeças d’ Água” em rios e cachoeiras
15/01/2024 - Unimed repassa valores de arrecadação de impostos para instituições de Pará de Minas