Capa da Página Tabu e desinformação tomam conta de comportamento sobre doação de sangue - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

24/02/2025 às 07:25h

Tabu e desinformação tomam conta de comportamento sobre doação de sangue

Facebook

A doação de sangue teve queda significativa no Brasil desde a pandemia da covid-19. De acordo com o Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas, as doações continuam baixas se comparado com o mesmo período do ano passado.

Essa ação voluntária garante o abastecimento seguro e contínuo dos hemocentros para suporte de transfusões aos diversos pacientes na cidade que dependem de tratamentos de saúde.

Porém, a desinformação faz com que muitas pessoas tenham medo de doar sangue, seja por fake news, ou pelo mito de que a ação vicia, ou oferece algum risco a saúde. Fatos que são desmistificados por Fabíola Nogueira, responsável pelo posto de coleta no Hospital Nossa Senhora da Conceição:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

A busca por informações para doar sangue também é importante. Como por exemplo, informar qualquer mudança no corpo ou o uso de determinados medicamentos. Fabíola Nogueira destaca que é realizada uma pré-triagem antes da doação, o que traz mais segurança para quem recebe e faz esse importante ato:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

O Hemominas vai realizar mais um atendimento neste mês. Visando manter os estoques com quantidades suficientes para atender à demanda de pacientes com segurança, os interessados em doar poderão agendar pelo WhatsApp (37) 3233-5461 e contribuir com esse gesto tão importante. A próxima coleta está marcada para o dia 28 de fevereiro.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: