11/01/2023 às 08:28h
As fortes chuvas dos últimos dias deixaram a população, além das Defesas Civis das cidades de Pará de Minas, Onça de Pitangui, Conceição do Pará e Pitangui, preocupadas, já que há um ano corria o risco de rompimento da barragem da empresa Santanense, no distrito de Carioca.
O medo de novos transtornos fez com que as prefeituras e esses órgãos criassem planos de contingências e reforçassem o monitoramento da barragem de Carioca.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas vem fazendo constantes monitoramentos na barragem e todas as informações são repassadas para as prefeituras das cidades vizinhas
Segundo informações da empresa Santanense, as águas do Rio São João estão vertendo sobre o barramento da represa, causando uma cheia no rio, contudo sem sair de sua calha.
Uma informação importante é que, até o momento, não foi observado acúmulo de aguapés sobre o barramento, o que facilita o escoamento do excesso do volume de água.
Em dezembro, foi instalado o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NCPDC) no distrito de Carioca. Profissionais acompanham a situação e orientam moradores sobre inundações, enchentes, deslizamentos de massas e quedas de barrancos. Cerca de 830 pessoas vivem no local.
Pitangui
Nessa terça-feira (10), a reportagem do Jornal da Cidade foi até a cidade de Pitangui, onde segundo a assessoria da Prefeitura, a situação com relação a uma possível inundação provocada pela barragem está descartada nesse momento.
Conceição do Pará
Já na cidade de Conceição do Pará, ninguém estava autorizado a gravar entrevista, porém, através de uma nota enviada ao nosso Departamento de Jornalismo, “a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Conceição do Pará, informa que no dia 10/01/2023, foi realizado o monitoramento dos rios Pará e São João, feito através de réguas instaladas a longo de seus leitos. Foi registrada uma baixa nos níveis. No momento a situação está dentro do previsto e totalmente controlada, não levando risco para a população que vive perto dos leitos. A COMPDEC continuará fazendo seu monitorando diariamente e orienta para que a população que vive perto do leito dos rios continuem em alerta e observando seus níveis.”
Onça de Pitangui
Nossa reportagem também foi em Onça de Pitangui, onde em 2022 haviam áreas que poderiam ser inundas pelo Rio Pará, porém ninguém foi encontrado para poder esclarecer a situação de momento e as medidas que foram tomadas. Fomos informados que em breve, a Prefeitura fará contato com o JC Notícias para futuros esclarecimentos.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
03/01/2023 - Polícia Militar de Minas Gerais lança editais para concursos públicos
02/01/2023 - Parque de Exposições de Pará de Minas já está com a agenda cheia para 2023
02/01/2023 - Márcio Lara e membros da nova mesa diretora tomam posse na Câmara de Pará de Minas
02/01/2023 - Romeu Zema toma posse para o segundo mandato como governador de Minas Gerais
02/01/2023 - Primeiro bebê nascido em Pará de Minas no Réveillon de 2023 é uma menina