11/01/2023 às 08:26h
Hoje, 11 de janeiro é considerado o dia de controle da poluição dos agrotóxicos. Esses produtos são bastante utilizados nas produções agrícolas, especialmente em monoculturas. Isso ocorre porque plantar uma única espécie propicia condições favoráveis para a existência de pragas e doenças.
Contudo, o uso excessivo e incorreto de agrotóxicos pode causar sérios danos ao meio ambiente, como contaminação do solo, do lençol freático, dos produtos cultivados e, consequentemente, provocar danos à saúde humana. Por isso, há todo um manejo correto e legislação vigente que agricultores precisam seguir da compra até o descarte.
Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Alexandre Ferreira, presidente da ARDEACOM – Associação dos distribuidores de defensivos agrícolas do Centro-Oeste mineiro. Em entrevista, ele destaca a importância do uso dos agrotóxicos na agricultura da região:
Clique e ouça Alexandre Ferreira
Alexandre comenta sobre o uso correto de defensivos em culturas específicas e a necessidade do descarte correto:
Clique e ouça Alexandre Ferreira
O presidente da ARDEACOM ressalta ainda a preocupação com a poluição ambiental que pode ser causada caso não haja a destinação correta dos agrodefensivos:
Clique e ouça Alexandre Ferreira
Entre as culturas que mais utilizam agrotóxicos no Brasil, as que mais demandam uso são: soja, cana-de-açúcar, milho e algodão.
Em casos de dúvidas, entre em contato com lojas especializadas do meio rural ou até mesmo o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.
Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM
28/12/2023 - Participação em decisões políticas na Câmara será desafio para novo presidente
28/12/2023 - Lula assina decreto que reajusta salário mínimo para R$ 1.412
28/12/2023 - Ascipam sorteia cupons premiados da promoção “Mega Compra da Sorte” etapa de Natal
27/12/2023 - Petrobras anuncia redução de R$ 0,30 no preço do diesel
27/12/2023 - Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal destaca as conquistas 2023
27/12/2023 - Especialistas orientam consumidores sobre a troca de presentes