De segunda a sexta, das 8h as 17h
18/12/2024 às 07:21h
Dezembro é uma das épocas mais esperadas pelas crianças devido às férias escolares. Mas, se antes esse era um momento de brincadeiras na rua, bagunça e novas amizades, hoje, a nova forma de diversão é outra: o uso e interação por telas.
No calendário escolar da rede de ensino público em Minas Gerais, o dia 21 de dezembro foi fixado como o fim do ano letivo em 2024. É nesse período que pais e cuidadores devem limitar o uso de telas, segundo alguns especialistas.
Isso porque o uso excessivo de celulares, por exemplo, pode prejudicar a saúde ocular das crianças e adolescentes, segundo o oftalmologista Leonardo Torqueti:
Clique e ouça Leonardo Torquetti
A miopia em crianças de idade entre 6 e 14 anos vem aumentando nos últimos anos, principalmente após a pandemia, período em que as pessoas passaram mais tempo expostas a estes equipamentos. Leonardo Torqueti pontua determinadas gravidades da doença e ainda destaca alguns tratamentos:
Clique e ouça Leonardo Torquetti
As férias escolares dobram a lição de casa para os pais, a de ocupar os filhos com atividades longe das telas dos celulares, dos computadores e das televisões.Estudos relacionam a exposição exagerada às tecnologias a problemas na saúde mental das crianças e dos adolescentes.
Além de provocar ansiedade, o uso excessivo das telas leva ao sedentarismo, a comportamentos compulsivos e a dificuldade de interação social.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
10/02/2025 - Alta dos alimentos: Consumidores buscam alternativas para driblar inflação
07/02/2025 - Violência no futebol em dias de clássicos estaduais preocupa sociedade
07/02/2025 - Copa Universal Tintas promete agitar o fim de semana na cidade
07/02/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
07/02/2025 - Vereador questiona a efetividade do Orçamento Participativo em Pará de Minas
06/02/2025 - Confirmação de uma morte por febre amarela em MG
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h