18/12/2024 às 07:21h
Dezembro é uma das épocas mais esperadas pelas crianças devido às férias escolares. Mas, se antes esse era um momento de brincadeiras na rua, bagunça e novas amizades, hoje, a nova forma de diversão é outra: o uso e interação por telas.
No calendário escolar da rede de ensino público em Minas Gerais, o dia 21 de dezembro foi fixado como o fim do ano letivo em 2024. É nesse período que pais e cuidadores devem limitar o uso de telas, segundo alguns especialistas.
Isso porque o uso excessivo de celulares, por exemplo, pode prejudicar a saúde ocular das crianças e adolescentes, segundo o oftalmologista Leonardo Torqueti:
Clique e ouça Leonardo Torquetti
A miopia em crianças de idade entre 6 e 14 anos vem aumentando nos últimos anos, principalmente após a pandemia, período em que as pessoas passaram mais tempo expostas a estes equipamentos. Leonardo Torqueti pontua determinadas gravidades da doença e ainda destaca alguns tratamentos:
Clique e ouça Leonardo Torquetti
As férias escolares dobram a lição de casa para os pais, a de ocupar os filhos com atividades longe das telas dos celulares, dos computadores e das televisões.Estudos relacionam a exposição exagerada às tecnologias a problemas na saúde mental das crianças e dos adolescentes.
Além de provocar ansiedade, o uso excessivo das telas leva ao sedentarismo, a comportamentos compulsivos e a dificuldade de interação social.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
10/12/2024 - Vacinas contra covid-19 serão enviadas até essa terça para todo o Brasil
10/12/2024 - Projeto Afroatitude encerra programação especial com destaque nas escolas municipais
10/12/2024 - Dermatologista dá dicas sobre como se proteger de queimaduras
09/12/2024 - Luiz Lima foi o convidado de Hélverte Moreira durante o JC
09/12/2024 - Defesa Civil de Minas Gerais celebra 47 anos com blitz educativa