06/04/2023 às 07:04h
A Escola Estadual Fernando Otávio, do bairro São Francisco, em Pará de Minas, foi alvo de vandalismo na madrugada dessa quarta-feira (5). O autor do crime, um jovem de 19 anos acabou preso pela Polícia Militar (PM).
Os militares abordaram o suspeito após visualizarem ele arremessando uma pedra contra a vidraça da escola. O jovem inicialmente não acatou as ordens dos policiais para se postar em posição de busca pessoal, apresentando certa resistência, mas foi contido.
O suspeito apresentava confusão mental, não sabendo esclarecer o motivo do dano. Ele apresentava lesões nas mãos devido contato com cacos de vidro, sendo levado para a UPA 24h. Após atendido na unidade, o jovem foi conduzido para a Delegacia da Polícia Civil de Pará de Minas.
Diante da situação, a reportagem do JC Notícias foi até o Colégio Fernando Otávio e conversou com o diretor da instituição de ensino, Alfredo Couto, o qual deu mais detalhes do crime:
Clique e ouça Alfredo Couto
A segurança nas instituições de ensino têm sido tema de discussão nos últimos meses. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Campinas, mostra que, desde agosto de 2022, ocorre mais de um ataque por mês nas escolas do Brasil. O fato chama a atenção e alerta a comunidade acadêmica em Pará de Minas, além de pais, na cobrança por ações de segurança no ambiente escolar.
Segundo o Diretor da tradicional escola em Pará de Minas, essa é uma demanda que deve ter atenção dos órgãos responsáveis. Além disso, ele ressalta a importância da Patrulha Escolar que foi um projeto realizado há alguns anos no Fernando Otávio e que deu certo:
Clique e ouça Alfredo Couto
Para Alfredo, acolher os estudantes, buscar fortalecer vínculos com familiares são algumas das ações necessárias para enfrentar o problema da violência:
Clique e ouça Alfredo Couto
O programa de patrulhamento nas redes de ensino atua como ronda militar de forma operacional e passa por um perímetro de segurança em torno de cada escola. Trata-se de um serviço setorizado, de forma que os mesmos policiais fiquem responsáveis pelo contato direto com a equipe pedagógica e a comunidade escolar.
Nossa reportagem entrou em contato com a chefia da Seção de Comunicação da 19ª Companhia Independente, que através do tenente Marcos Leandro, informou que a Polícia Militar realiza patrulhamento diário de forma ostensiva na porta das escolas, sem contar outros projetos que são feitos pela PM, como palestras, atividades educativas.
Ainda segundo ele, a PM realiza o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, junto as escolas e famílias. O tenente ressalta a importância de pais e educadores acompanharem de perto os alunos, verificando alterações de humor nas crianças e adolescentes.
Por:
Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente
10/01/2023 - Chuvas das últimas semanas prejudicam plantações e aumentam preços nos sacolões
09/01/2023 - Fisioterapeuta orienta sobre a postura correta diante de viagens de carro ou ônibus
09/01/2023 - Instrutor de autoescola orienta sobre novo prazo para renovação de CNH vencida