De segunda a sexta, das 8h as 17h
05/01/2023 às 08:34h
A estação do verão traz a proliferação de animais peçonhentos, que são aqueles que produzem veneno, como serpentes, aranhas e escorpiões. Com isso o número de acidentes tende a aumentar até o mês de março, ainda mais após a grande incidência de chuvas.
Nos últimos dias, o JC Notícias recebeu informações sobre o aparecimento de cobras e escorpiões em casas, lotes e vias públicas de alguns bairros de Pará de Minas e cidades vizinhas, como Maravilhas, onde uma família levou um susto ao encontrar um escorpião em cima de uma cama, em pleno réveillon.
Já em Pará de Minas, moradores de uma casa no bairro Nossa Senhora das Graças também levaram um susto ao ver um escorpião na cozinha, atrás da geladeira. Já no bairro Castelo Branco, no último dia 25, conforme divulgado pelo Jornal da Cidade, uma jiboia foi encontrada na vegetação da calçada de uma residência. Os Bombeiros capturaram a serpente.
Com o aumento da incidência de animais peçonhentos, a população deve ficar em alerta e ter cuidados especiais nesse período, como confirma o biólogo Adelmo Lemos. Ele alerta a população a respeito do risco deste tipo de acidente e explica que a população deve manter seus imóveis limpos, tampar os ralos de esgoto e evitar juntar entulho nos lotes e quintais de suas casas:
Clique e ouça Adelmo Lemos
De acordo com o biólogo, em caso de acidentes com animais peçonhentos, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima, e se possível, identificando também o tipo de animal:
Clique e ouça Adelmo Lemos
Outra orientação importante é para que as pessoas que encontrem um animal peçonhento em casa ou no local de trabalho, entrem em contato imediatamente com equipes do Centro de Controle de Zoonoses e, de preferência, mantenham o animal vivo para a captura. O telefone do CCZ Pará de Minas é o (37) 3231-7817.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h