03/01/2024 às 09:08h
A estação do verão traz a proliferação de animais peçonhentos, que são aqueles que produzem veneno, como serpentes, aranhas e escorpiões. Com isso o número de acidentes tende a aumentar até o mês de março, ainda mais após a grande incidência de chuvas.
Nos últimos dias, o JC Notícias recebeu informações sobre o aparecimento de cobras e escorpiões em casas, lotes e vias públicas de alguns bairros de Pará de Minas. Ontem (2), uma jiboia apareceu nos fundos do viveiro do IEF, na região central da cidade. O Corpo de Bombeiros fez a captura do animal e soltou em habitat natural.
Com o aumento da incidência de animais peçonhentos, a população deve ficar em alerta e ter cuidados especiais nesse período, como confirma o biólogo Adelmo Lemos. Ele alerta a população a respeito do risco deste tipo de acidente e faz importantes orientações:
Clique e ouça Adelmo Lemos
De acordo com o biólogo, em caso de acidentes com animais peçonhentos, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima, e se possível, identificando também o tipo de animal:
Clique e ouça Adelmo Lemos
Outra orientação importante é para que as pessoas que encontrem um animal peçonhento em casa ou no local de trabalho, entrem em contato imediatamente com equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Corpo de Bombeiros. De preferência, mantenha o animal vivo para a captura. O telefone do CCZ Pará de Minas é o (37) 3231-7817. O contato dos Bombeiros é o 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
11/04/2024 - Reclamações de empréstimos indevidos na conta de idosos continuam chegando até o Procon
11/04/2024 - Descarte incorreto de vidros em Pará de Minas impacta na limpeza urbana
11/04/2024 - Anjos do Asfalto se mobiliza para consertar ambulância
11/04/2024 - Revisão da Vida Toda; foi o assunto do Comentário desta quinta (11)
10/04/2024 - Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto
10/04/2024 - Produtor rural fala dos desafios da vida no campo e da venda de hortaliças