De segunda a sexta, das 8h as 17h
07/02/2025 às 07:27h
A nova gestão da Prefeitura de Pará de Minas iniciou as tratativas para implementação do chamado Orçamento Participativo, medida já aplicada durante as passagens do político Inácio Franco no executivo municipal, entre 2000 e 2008.
Ferramenta de gestão pública, o orçamento participativo permite que a população participe diretamente no processo de decisão sobre o uso de parte dos recursos financeiros de um município, onde a ideia central é promover o envolvimento do cidadão, garantindo que as prioridades da comunidade sejam realizadas.
Sem data definida, a previsão é que o projeto seja implementando ainda no segundo semestre deste ano, junto do agendamento dos encontros com a comunidade. A ideia é dividir Pará de Minas em 12 regiões, onde serão definidos, através de reuniões, delegados que vão representar os moradores desses locais. O atual prefeito Inácio Franco (PL) acredita na importância do Orçamento Participativo:
Clique e ouça Inácio Franco
Porém, a implantação do Orçamento Participativo vem sendo vista com desconfiança entre alguns cidadãos e vereadores, quanto a efetividade dela em Pará de Minas. Recentemente, o vereador Geraldinho Cuíca (PSDB), inclusive, usou a Tribuna Livre da Câmara para questionar essa proposta:
Clique e ouça Geraldinho Cuíca
Em seu primeiro mandato como prefeito, entre 2001 e 2004, Inácio Franco implantou o Orçamento Participativo para a realização de obras e serviços reivindicadas pela população.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
25/01/2024 - Câmara define formação das Comissões Permanentes para 2024
25/01/2024 - Morre ex-delegado de Pará de Minas, José Nonato da Silva
24/01/2024 - Preços em sacolões ficam mais caros em Pará de Minas
24/01/2024 - Veterinária explica como identificar transtornos psicológicos em cães e gatos
24/01/2024 - Minas Gerais vai decretar estado de emergência por causa da dengue
24/01/2024 - Começa o período de inscrições para as vagas remanescentes na rede estadual de ensino
24/01/2024 - CEMIG alerta para o aumento de raios em Minas Gerais
24/01/2024 - Empréstimo solicitado a Caixa pelo Executivo pode durar meses para aprovação
23/01/2024 - Crise na Santanense faz com que alguns funcionários optem pela rescisão indireta
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h