24/01/2024 às 07:35h
A convivência próxima entre humanos e seus animais de estimação é enriquecedora, mas nem sempre é livre de desafios. Assim como nós, os cães e gatos também podem sofrer de ansiedade e distúrbios comportamentais, afetando sua qualidade de vida e bem-estar. Compreender esses problemas é fundamental para proporcionar um ambiente saudável e feliz para nossos fiéis companheiros.
A ansiedade em animais de estimação pode manifestar-se de várias formas. Cães, por exemplo, podem apresentar comportamentos como latidos excessivos, destruição de objetos, tremores e até mesmo agressividade. Gatos, por outro lado, podem expressar ansiedade através de esconder-se constantemente, urinar fora da caixa de areia e comportamentos compulsivos, como lamber excessivamente.
Para falar do assunto, nós conversamos com a médica veterinária Fernanda Rocha, a qual explica como identificar esse problema e como tratar:
Clique e ouça Fernanda Rocha
A veterinária ressalta sobre os comportamentos dos animais dentro de casa:
Clique e ouça Fernanda Rocha
Fernanda explica como o tratamento pode ser feito:
Clique e ouça Fernanda Rocha
Além da ansiedade, cães e gatos também podem apresentar distúrbios comportamentais específicos. Comportamentos compulsivos, agressividade territorial, medo excessivo e fobias são alguns exemplos. Identificar esses problemas é crucial para buscar intervenções adequadas.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
01/02/2023 - Projeto que institui Banco de Rações em Pará de Minas é aprovado na Câmara
31/01/2023 - MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies
31/01/2023 - Saiba como acertar na hora de comprar um colchão novo
31/01/2023 - Minas Gerais alcança 97% de cobertura vacinal contra a Febre Aftosa
30/01/2023 - Mãe de 15 anos se descuida, bebê come maconha e vai parar em hospital