07/02/2025 às 07:40h
Brigas generalizadas têm sido recorrentes em estádios brasileiros, principalmente quando se trata de clássicos. Imagens e vídeos nos noticiários mostram diversos confrontos principalmente em jogos decisivos.
É semana de clássico em Minas Gerais, e infelizmente essa realidade não é diferente. Cruzeiro e Atlético vão se enfrentar no próximo domingo (9/2) no primeiro confronto em competições oficiais na temporada.
Mas, para quem já visitou as arquibancadas em clássicos pode viver experiências nada agradáveis. Maria Eduarda, moradora do bairro JK, foi a um clássico entre Cruzeiro e Atlético e relatou como alguns comportamentos de alguns grupos de torcedores.
Clique e ouça Maria Eduarda
A experiência de Maria Eduarda foi antes da decisão tomada em janeiro do ano passado, quando membros da cúpula do Cruzeiro se reuniram com diretores do Atlético. A medida de torcida única nos clássicos é válida até o final de 2025 em competições da FMF (Campeonato Mineiro) e da CBF (Brasileirão, Copa do Brasil e Supercopa Rei). Situações que mesmo assim demandam trabalhos das instituições de segurança no estado, como afirma Fábio França, pesquisador do Observatório Social do futebol:
Clique e ouça Fábio França
Na capital Belo Horizonte, não existe nenhuma determinação por parte das instituições de segurança que trata que os clássicos sejam disputados com uma só torcida. Mas, no próximo domingo, o Cruzeiro recebe o Atlético no Mineirão com apenas a torcida do clube mandante. Cerca de 60 mil ingressos foram vendidos. Que seja uma partida com gols dentro e fora dos estádios, prevalecendo a paz.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
18/01/2023 - Secretaria de Fazenda de Minas Gerais alerta para golpes envolvendo o IPVA 2023
18/01/2023 - Ginecologista alerta para os malefícios da obesidade nas mulheres grávidas
17/01/2023 - Observatório Social de Pará de Minas empossa nova diretoria para os próximos dois anos
17/01/2023 - Procura por materiais escolares movimenta lojas de Pará de Minas