07/08/2023 às 09:15h
Quem nunca sentiu certo desânimo com a chegada do primeiro dia útil da semana? Se sábado e domingo foram tão bons, livres das obrigações e compromissos ordinários, como se empolgar novamente com o início de mais uma semana?
Nossa equipe de reportagem foi às ruas de Pará de Minas para entender como as pessoas aguardam o início da semana. Para Ana Carolina, é um dia difícil, mas que é utilizado para se organizar para o restante da semana:
Clique e ouça Ana Carolina
A segunda-feira serve como lembrete de que mais uma semana está se iniciando. Essa aversão se dá o nome de “síndrome da segunda-feira”.
Enxergamos os dias úteis como o período tenebroso em que precisamos suportar toda e qualquer dor causada pelo trabalho ou pelas relações sociais durante a semana. Segundo a moradora do bairro Dom Bosco, Tais da Silva, a segunda-feira é cansativa, mas que devemos pensar positivo:
Clique e ouça Tais da Silva
Para falar desses comportamentos humanos, a equipe de reportagem do JC Notícias conversou com psicanalista pará-minense, Ana Luisa, que explica que essa síndrome não é reconhecida como transtorno mental:
Clique e ouça Ana Luisa
Repensar a rotina é fundamental para não sobrecarregarmos o dia a dia. Sendo assim, atividades culturais, sair da mesmice, propor novos projetos e desafios, sonhar com os pés no chão podem ajudar a passar pela segunda-feira. Além disso, a chegada desse desperta sintomas físicos e emocionais nas pessoas que não estão bem de saúde, como afirma Ana Luisa:
Clique e ouça Ana Luisa
E você, como reage a chegada da segunda-feira? Essa é uma mais uma oportunidade de fazer tudo diferente. Aproveito para desejar uma boa semana a todos.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente