31/01/2024 às 07:40h
Material escolar separado e tudo já organizado na mochila para os primeiros dias de aula. Mas será que o peso dos livros, cadernos e outros objetos está dentro do ideal para que no futuro o aluno não venha sofrer com problema nas costas, ombros ou algum desvio na coluna?
A recomendação é que o peso carregado não ultrapasse 10% do peso da criança. Mas será que isso está sendo seguido a risca pelas instituições de ensino, pais ou responsáveis? A fisioterapeuta Mariane Freitas, que é pós graduada em Fisioterapia Ortopédica, fez importantes observações sobre as consequências que a má utilização da mochila pode causar:
Clique e ouça Mariane Freitas
Clique e ouça Mariana Freitas
A forma na qual o aluno carrega a mochila nas costas também é importante para evitar lesões. Uma dica, segundo Mariane Freitas, é distribuir bem o peso do material nos ombros:
Clique e ouça Mariana Freitas
Em caso de dores ou reclamações é importante procurar um profissional para orientar melhor os pais ou responsáveis. Conversar na escola sobre o problema também pode ajudar a encontrar uma solução para que os estudantes não venham a ter maiores problemas no futuro.
Por Hugo Lacerda
Fotos: Espacial FM
26/07/2023 - FGTS aprova distribuição de R$ 12,7 bilhões a trabalhadores
25/07/2023 - Saiba como solicitar poda de árvore de forma legal em Pará de Minas
25/07/2023 - CEMIG orienta produtores rurais nos cuidados com a eletricidade
25/07/2023 - Especialista alerta sobre a dependência das redes sociais
25/07/2023 - Recurso a executiva estadual do PSDB é rejeitado para vereadores de Pará de Minas
24/07/2023 - Conceição do Pará vai receber R$ 12 milhões em obras de esgotamento sanitário