Capa da Página Volta às aulas: Escolas e pais devem estar atentos a episódios de bullying e cyberbullying - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

06/02/2024 às 19:23h

Volta às aulas: Escolas e pais devem estar atentos a episódios de bullying e cyberbullying

Facebook

Aproximadamente 20 mil alunos voltaram às aulas em Pará de Minas no último dia 5 de fevereiro. O início do ano letivo nas escolas traz um debate importante em relação ao comportamento em sala de aula: o bullying.

Segundo pesquisa Nacional de Saúde Escolar, no Brasil, cerca de 40% dos estudantes adolescentes relataram ter sofrido bullying. Nas escolas da cidade, alunos comentaram sobre como a prática atrapalha no desenvolvimento e aprendizado:

CLIQUE E OUÇA ALUNOS COMENTAM SOBRE BULLYNG

 Por isso, professores, pais ou responsáveis devem estar atentos a episódios de bullying ou cyberbullying nesse retorno às aulas. O ambiente escolar deve ser um espaço seguro e inclusivo. A psicóloga Déborah Mara comenta a respeito dos cuidados com a saúde mental no ambiente escolar: 

CLIQUE E OUÇA DÉBORAH MARA

No mês de janeiro, foi sancionada a Lei 14.811/2024 que incluiu os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal, o advogado Alexandre César Gilsomano, destacou os principais pontos sob a lei que institui a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente:

CLIQUE E OUÇA ALEXANDRE CÉSAR GILSOMANO

Pais e responsáveis devem se atentar ao comportamento dos filhos o quanto antes para que futuramente os mesmos não desenvolvam problemas relacionados aos traumas causados por más condutas de terceiros.

Por Sérgio Pêgo

Foto: Espacial

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: