30/12/2023 às 08:42h
Balanço da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, em 2023, na cidade e municípios vizinhos, mostra que no ano foram registradas mais de 5 mil ocorrências, média de 13 a 14 por dia. Atendimentos relacionados a mal súbito, quedas de motociclistas e de idosos feridos, foram as mais solicitadas pelo 193.
Ao contrário dos últimos anos quando ocorreram ocorrências de mais destaque, em 2023 apenas resgates de rotina foram realizados, segundo informou o comandante da companhia de Pará de Minas, tenente Thiago Boaventura. Segundo ele, os incêndios em vegetação diminuíram, enquanto em residências e estabelecimentos aumentaram um pouco:
Clique e Ouça Tenente Boaventura
Tenente Boaventura destaca o grande número de acidentes envolvendo motociclistas, também em 2023:
Clique e Ouça Tenente Boaventura
Para 2024, o comandante espera aumentar o treinamento dos 34 militares da Companhia e realizando ações educativas, junto a sociedade, inclusive com relação a prevenção em casos de alagamentos e temporais:
Clique e Ouça Tenente Boaventura
Para 2024, a 2ª Companhia de Pará de Minas vai promover o projeto ‘Bombeiros nas Escolas’, com objetivo de capacitar preventivamente os jovens para ocorrências do dia a dia, como incêndios.
A ideia é que os estudantes também levem oque aprenderam para casa e repassem aos pais, formando uma sociedade preventiva, como já ocorre em países como o Japão. Pelo menos, uma vez por mês, uma escola de Pará de Minas e região seria contemplada.
Outro projeto para 2024, seria a implantação do ‘Bombeiro Mirim’, educando crianças como escoteiros, focando nas atividades dos bombeiros.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
24/03/2025 - Polícia procura suspeito de matar homem a facadas
24/03/2025 - Homem leva enxadada na cabeça após ameaçar dona de bar
22/03/2025 - Motociclistas ficam feridos após acidente na Mello Cançado
22/03/2025 - Homem é preso após desacatar servidoras do posto de saúde do Padre Libério
22/03/2025 - Idoso é socorrido após passar mal na Benedito Valadares
22/03/2025 - Motociclista fica ferido após ser atingido por caminhão na MG-431
22/03/2025 - Pedestre e motociclista ficam feridos após acidente
22/03/2025 - Casal é preso, suspeito de envolvimento em assassinato
22/03/2025 - PRF apreende mais e 100 kg de maconha na BR-262