15/06/2024 às 08:49h
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cumpriu manhã desta sexta-feira (14) na 2ª fase da operação Vicário, contra uma organização criminosa especializada em furtos e clonagem de caminhonetes e veículos de luxo.
Ao todo são cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em Passos, Piumhi, Itaú de Minas, Delfinópolis e Fortaleza de Minas.
Além de furto, roubo e clonagem de veículos, o grupo é investigado por crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro. A operação é fruto de investigação conduzida pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com as informações, a organização é especializada em subtrair veículos de luxo e para isso usava equipamentos eletrônicos para codificaras chaves e dar partida dos motores.
Em seguida, os suspeitos faziam a clonagem, adulterando a numeração do chassi e de outros sinais identificadores, além da replicação de placas e transplante de documentos de registro.
Ainda de acordo com o MP, uma particularidade da atuação desse grupo foi o superdimensionamento de seus ganhos, realizando a venda de veículos no mercado clandestino para conseguir mais lucro. Os criminosos vendiam de parte dos veículos clonados por preço de mercado, enganando as pessoas que compravam, acreditando ser originais.
O MP informou ainda que foram identificados um crime de roubo, sete crimes de furto, três crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, três crimes de lavagem de dinheiro, um crime de receptação qualificada, dois crimes de uso de documento público falsificado, três crimes de falsidade ideológica, um crime de falsificação de documento público e dois crimes de estelionato, além do crime de organização criminosa.
Com informações do G1 Centro-Oeste
Foto: MPMG
13/03/2025 - Briga de alunos termina com adolescente hospitalizado e outro apreendido
12/03/2025 - Acidente entre quatro veículos é registrado na BR-262, em Pará de Minas
12/03/2025 - PM prende suspeito de efetuar disparos de arma de fogo no bairro Santos Dumont
12/03/2025 - Polícia Rodoviária divulga novas informações sobre acidente na MG-060, em Pequi
12/03/2025 - Acidente na MG-423, em Pitangui termina com motociclista ferido
12/03/2025 - Motociclista morre após bater em placa de sinalização na BR-262
12/03/2025 - Menina de 5 anos é arremessada de carro após capotamento na MG-050
11/03/2025 - Motociclista fica ferida após acidente na MG-060, em Pequi