15/06/2024 às 08:49h
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), cumpriu manhã desta sexta-feira (14) na 2ª fase da operação Vicário, contra uma organização criminosa especializada em furtos e clonagem de caminhonetes e veículos de luxo.
Ao todo são cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em Passos, Piumhi, Itaú de Minas, Delfinópolis e Fortaleza de Minas.
Além de furto, roubo e clonagem de veículos, o grupo é investigado por crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro. A operação é fruto de investigação conduzida pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com as informações, a organização é especializada em subtrair veículos de luxo e para isso usava equipamentos eletrônicos para codificaras chaves e dar partida dos motores.
Em seguida, os suspeitos faziam a clonagem, adulterando a numeração do chassi e de outros sinais identificadores, além da replicação de placas e transplante de documentos de registro.
Ainda de acordo com o MP, uma particularidade da atuação desse grupo foi o superdimensionamento de seus ganhos, realizando a venda de veículos no mercado clandestino para conseguir mais lucro. Os criminosos vendiam de parte dos veículos clonados por preço de mercado, enganando as pessoas que compravam, acreditando ser originais.
O MP informou ainda que foram identificados um crime de roubo, sete crimes de furto, três crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, três crimes de lavagem de dinheiro, um crime de receptação qualificada, dois crimes de uso de documento público falsificado, três crimes de falsidade ideológica, um crime de falsificação de documento público e dois crimes de estelionato, além do crime de organização criminosa.
Com informações do G1 Centro-Oeste
Foto: MPMG
07/08/2024 - Após crise de ciúmes, homem ameaça companheira com faca no bairro Belvedere
07/08/2024 - Motociclistas inabilitados são detidos em Pará de Minas
07/08/2024 - Motorista fica ferido após caminhão tombar na BR-262
07/08/2024 - Pai que manteve filho de 6 anos refém deixou de ir trabalhar para usar cocaína
06/08/2024 - Suspeitos de envolvimento em furtos de cargas são presos na BR-262, próximo a Torneiros
06/08/2024 - Homem perde R$ 3.500,00 após cair no golpe do falso anúncio de veículo pela internet
06/08/2024 - Motociclista fica ferido após acidente com carro na Mello Cançado