05/05/2023 às 08:26h
Uma cobra rara foi capturada após ser abandonada por um casal em um sítio às margens da BR-262, em Nova Serrana. Os infratores não foram mais vistos.
O CCZ – Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Nova Serrana, foi acionado por um morador de Gamas, para recolher a cobra exótica, abandonada pelo casal em seu sítio. Segundo o relato do sitiante, um carro se aproximou da entrada da propriedade e um homem deixou um animal. Em seguida, o autor entrou no veículo, junto com uma mulher e fugiu.
Ao ver que era uma cobra, imediatamente o sitiante ligou para o Centro de Zoonoses de Nova Serrana, para que fosse providenciada a remoção.
Animal raro
Ao chegar no local, o coordenador, que é médico veterinário, percebeu tratar-se de uma cobra desconhecida da região. O animal foi levado pela equipe do CCZ à sede da Polícia de Meio Ambiente de Nova Serrana, onde foi detectada a sua espécie: uma Jiboia Arco-íris, cujo seu habitat é a Caatinga.
Tráfico, criação, abandono e multa
Segundo o comandante da Polícia de Meio Ambiente, sargento Nílton César de Souza, a presença dessa espécie na região é fora do normal e provavelmente veio parar em Nova Serrana, através do tráfico de animais silvestres.
Ele alerta às pessoas que forem pegas com animais silvestres sem a devida autorização dos órgãos competentes, incorrem em crime, além receberem uma multa. O sargento lembra que em casos como este, segundo a lei, a multa pode chegar a até R$ 3.800. Se for algum animal com risco de extinção, o aumento desse valor é considerável
Por JC Notícias
Foto: Prefeitura de Nova Serrana
10/10/2023 - Foragido da Justiça acaba preso, suspeito de tentar assaltar joalheria
10/10/2023 - Mulher é socorrida após sofrer queda em cachoeira
10/10/2023 - Colete balístico da Guarda Municipal é apreendido com suspeito de tráfico
09/10/2023 - Procurado pela Justiça é preso em Pará de Minas
09/10/2023 - Incêndio em indústria farmacêutica de Lagoa da Prata causa intoxicação em funcionários