A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou o cancelamento do concurso para formação de soldados previsto para 10 de março. A decisão é anunciada há cinco dias das provas objetivas e após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender o certame devido à restrição de 10% das vagas destinadas às mulheres.
O concurso visava o preenchimento de 2,9 mil vagas. Conforme a Polícia Militar, o edital do certame fica revogado. Os candidatos podem pedir a devolução do valor pago para a taxa de inscrição.
O pedido de suspensão do concurso foi apresentado pelo Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro Nunes Marques reiterou decisões anteriores do Supremo, que também suspenderam concursos da PM e de Bombeiros em todo país pelo mesmo motivo.
A proibição de que mulheres disputem a totalidade das vagas disponíveis em concursos públicos destinados à ocupação de cargos em carreira militar contribui para reforçar a histórica exclusão desse grupo nos ambientes profissional e educacional, afirmou o ministro.
Com informações do O Tempo
Foto: Espacial FM
25/03/2024 - Homens são presos após anunciarem venda de gado furtado
25/03/2024 - Casal bate motocicleta em poste e mulher tem parte da perna amputada
23/03/2024 - Jovem é detido com motocicleta adulterada em Tavares
23/03/2024 - Dupla é presa após tentativa de feminicídio em Itaúna
23/03/2024 - Detento que matou colega de cela asfixiado em presídio é indiciado pela Polícia Civil