11/08/2023 às 08:50h
A população mineira pode contar com mais uma modalidade on-line de registro criminal. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) incluiu aos serviços da Delegacia Virtual a opção de denúncias em casos de estelionato.
De acordo com o artigo 171 do Código Penal, configura como crime de estelionato “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. A pena prevista nesses casos é de reclusão de um a cinco anos, além de multa.
Nas situações em que a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro, induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, a pena é de reclusão de quatro a oito anos, além da multa.
A nova modalidade permitirá a identificação de grupos organizados envolvidos nessa prática delituosa. O acesso ocorre por meio do site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
Atualmente, é possível registrar por meio da Delegacia Virtual ocorrências em casos de acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido, localização de desconhecido, dano simples, pichação, furto, ameaça, vias de fato/lesão corporal, descumprimento de medida protetiva e, agora, estelionato. O serviço foi implantado em 2014
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
19/02/2024 - PM retira arma de fogo de circulação, em Pitangui
19/02/2024 - PM prende homem por tráfico de drogas e apreende entorpecentes
19/02/2024 - Homem é baleado e precisa ser socorrido com urgência, em Divinópolis
19/02/2024 - Homem morre ao tentar ajudar mulher que teria sido assediada em Pará de Minas
19/02/2024 - PCMG prende homem suspeito de estuprar três crianças
16/02/2024 - Casal é preso transportando grande quantidade de drogas em ônibus de viagem, na MG-050