11/08/2023 às 08:50h
A população mineira pode contar com mais uma modalidade on-line de registro criminal. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) incluiu aos serviços da Delegacia Virtual a opção de denúncias em casos de estelionato.
De acordo com o artigo 171 do Código Penal, configura como crime de estelionato “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. A pena prevista nesses casos é de reclusão de um a cinco anos, além de multa.
Nas situações em que a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro, induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, a pena é de reclusão de quatro a oito anos, além da multa.
A nova modalidade permitirá a identificação de grupos organizados envolvidos nessa prática delituosa. O acesso ocorre por meio do site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
Atualmente, é possível registrar por meio da Delegacia Virtual ocorrências em casos de acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido, localização de desconhecido, dano simples, pichação, furto, ameaça, vias de fato/lesão corporal, descumprimento de medida protetiva e, agora, estelionato. O serviço foi implantado em 2014
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
26/08/2023 - Homem é executado com tiros na cabeça e no peito
25/08/2023 - Jovem com extensa ficha criminal é preso pela PM no bairro São Cristóvão
25/08/2023 - Homem é preso com buchas de maconha no Santos Dumont
25/08/2023 - Foragido da justiça é preso no Nossa Senhora das Graças
25/08/2023 - Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de sobrinho
24/08/2023 - Segurança Pública lança sexta edição da lista dos criminosos mais procurados de Minas
24/08/2023 - Vazamento de amônia em fábrica de gelo gera transtornos em Divinópolis