10/01/2025 às 09:06h
Em Pará de Minas, a chuva assustou muita gente, mas sem registros de pessoas feridas ou em perigo, segundo informou o Corpo de Bombeiros. Porém vários pontos de alagamentos e enchentes, como na Avenida Ronaldo de Castro Alves, na região do bairro Providência, além de quedas de galhos e árvores, como na Avenida Padre José Viegas, foram registrados na tarde de ontem. Houve também registros de falta de energia em alguns bairros da cidade, como o João Paulo, próximo do Parque de Exposições. E no final da noite desta quinta-feira (09) a Defesa Civil, confirmou o rompimento da Barragem de Aparição. De acordo com o responsável pelo órgão, a mesma não suportou o grande volume de água, acabou sedendo e em seguida atingindo outras três barragens, que foram as responsáveis por segurar o volume de água e evitar maiores danos para a comunidade e para os moradores da localidade. Capitão Edson Cecílio informou que ontem choveu cerca de 45 milímetros. O coordenador ainda passou orientações importantes para os dias de chuva forte:
Clique e ouça EDSON CECÍLIO
Quedas de galhos e árvores também foram registrados nas rodovias que cortam Pará de Minas, como na BR-352, sentido Pitangui, MG-060, sentido Papagaios e MG-431, tanto no sentido São José da Varginha, como na estrada que liga Itaúna, onde o Corpo de Bombeiros foi acionado para desobstruir a via.
Os Bombeiros também tiveram muito trabalho para retirar várias árvores que caíram na LMG-818, rodovia que liga Pará de Minas a Florestal. Próximo ao distrito de Tavares, por exemplo, uma árvore caiu sobre uma van. Ninguém ficou ferido. Os militares tiveram de contar com a ajuda de fazendeiros para limpar o local, que ficou interditado no início da noite de ontem. Muitos condutores tiveram que voltar e passar pela BR-262, para seguir para Florestal.
Nova Serrana
Em Nova Serrana, o temporal da tarde de ontem, arrastou carros e motos, alagou ruas e casas e fez o Ribeirão Fartura transbordar. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas aos locais prejudicados. O balanço oficial não foi divulgado até o fim desta reportagem.
Cláudio
A Prefeitura da cidade de Cláudio decretou situação de emergência no município, nessa quinta-feira (9/1), devido as fortes chuvas, no município que causaram alagamentos em diversos pontos. Houve transbordamento de lagoas, o que resultou em alagamentos que atingiram residências com água, lama, galhos e troncos. Diversos estragos foram registrados. Quatro casas foram interditadas e duas estradas rurais estão bloqueadas. O Poder Executivo, os Bombeiros e a Defesa Civil seguem trabalhando para resolver os problemas.
Mortes pelas chuvas
Minas Gerais chegou a 12 vítimas das chuvas, o dobro se comparado a todo o período chuvoso anterior, entre setembro de 2023 e março de 2024, segundo a Defesa Civil. Além disso, o estado registrou 198 pessoas desabrigadas e 1.385 desalojados.
Por Jc Noticias
17/01/2023 - Homem fica ferido após acidente na BR-352, em Pará de Minas
17/01/2023 - Suspeito de conduzir motocicleta em alta velocidade é preso na Vila Raquel
17/01/2023 - Motociclista com sintomas de embriaguez acaba preso em Igaratinga
17/01/2023 - Foragido da Justiça é preso no Residencial Cecília Meireles
17/01/2023 - Suspeito de tráfico é preso no bairro Padre Libério
17/01/2023 - Homem com passagem por homicídio é preso com arma de fogo em Carioca
17/01/2023 - Polícia procura suspeitos de atirar contra casal em Papagaios
16/01/2023 - Após uma semana, servidor público desaparecido é encontrado morto em Divinópolis
16/01/2023 - Suspeito de matar manicure em Esmeraldas é preso no Tocantins
16/01/2023 - Polícia Civil diz já ter identificado 10 pessoas que atacaram jornalistas em BH