Mais um detento foi assassinado na Penitenciária Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), esse foi o segundo homicídio registrado na unidade prisional pará-minense em 2023. O primeiro ocorreu no dia 24 de maio, há cerca de um mês.
Na tarde da última segunda-feira (26), policiais penais da equipe do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) encontraram a vítima Max William Borges Mendes, de 33 anos, caído no chão do banheiro, localizado na sala multiúso da unidade. Havia perfurações pelo corpo e uma corda amarrada ao seu pescoço. A equipe de enfermagem da Pio Canedo, prontamente compareceu ao local e confirmou o óbito.
Imediatamente o local foi esvaziado. Um dos detentos presentes na sala assumiu a autoria do homicídio. Um delegado da Polícia Civil esteve no local, bem como a perícia técnica. O corpo foi liberado para o IML.
Internamente, no âmbito do Departamento Penitenciário, foi instaurado um procedimento para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. As investigações criminais, por sua vez, são de responsabilidade da Polícia Civil.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que todos os procedimentos relativos ao óbito do detento de 33 anos, foram tomados pela direção-geral da penitenciária.
A Penitenciária Doutor Pio Canedo possui capacidade para 399 detentos. A Sejusp não divulgou a lotação da unidade por questões de segurança.
Homicídio em maio
No dia 24 de maio, o detento Welington Feliciano Lopes da Silva, de 36 anos, foi assassinado na Pio Canedo, por um dos colegas de cela, que assumiu a autoria do homicídio e, junto com outros dois presos, foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil, responsável pelas investigações criminais.
Três assassinatos em menos de 1 ano
Em 2 de julho do ano passado, um detento de 41 anos também foi assassinado dentro de uma cela do Regime Semiaberto da Penitenciária Doutor Pio Canedo, em Pará de Minas.
Na cela haviam mais dois detentos, que foram questionados. Um deles, de 34 anos, alegou que o homem de 41 anos amanheceu morto. Porém, o outro detento de 36 anos disse que a vítima foi morta com um golpe “mata leão” pelo preso de 34 anos, após desentendimento entre ambos.
Diante dos fatos, suspeito de 34 anos foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
01/03/2023 - Homem tenta sacar auxílio emergencial com documento falso e é preso
01/03/2023 - Taxista de 69 anos é encontrado morto com marcas de facadas na Grande BH
28/02/2023 - Homem fica ferido após carro capotar na BR-262, em Pará de Minas
28/02/2023 - Suspeito de tráfico é preso com drogas no centro de Pará de Minas
28/02/2023 - Suspeitos de tráfico são detidos com pedras de crack e buchas de maconha em Papagaios