02/08/2024 às 09:08h
Nessa quinta-feira (1º/8) foi deflagrada a Operação Resina Dura, que tem como objetivo a apuração de fraudes tributárias e lavagem de dinheiro por grupo de pessoas que fornecem insumo (resina) para fabricação de calçados na região oeste mineira. A fraude é operacionalizada através de associação criminosa que se utiliza de diversas empresas de fachada e de interpostas pessoas físicas (laranjas) para a compra do produto no estado de São Paulo, sem a emissão de nota fiscal ou se valendo de notas fiscais subfaturadas.
Já há lançamento definitivo superior a R$ 40 milhões relacionado ao grupo investigado, e estima-se que a operação possa coletar elementos de informação para constituição de outros créditos tributários milionários. Além do crime de sonegação fiscal, os investigados podem responder por associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e São Paulo, em cidades como Nova Serrana, Araújos e Jundiaí/SP. Foram alvo de busca e apreensão as residências dos gestores do grupo econômico que se beneficia da fraude e dos membros da associação criminosa, bem como as empresas utilizadas no esquema criminoso.
Foi ainda deferido pelo Poder Judiciário o sequestro de 21 veículos e 55 bens imóveis pertencentes aos investigados.
A operação foi desenvolvida pelo CIRA, em modelo de força-tarefa, com participação do Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), Receita Estadual de Minas Gerais, Advocacia-Geral do Estado, Tribunal de Justiça, e Polícias Civil e Militar, na regional do CIRA em
Por JC Notícias
Foto: Agência Minas
11/07/2024 - Homens uniformizados confessam furto de 400 kg de cabos de cobre e são presos
11/07/2024 - Suspeito de estuprar mãe e filha de 10 anos é preso pela Polícia Civil
11/07/2024 - Motorista é preso com carro adulterado na MG-060
10/07/2024 - Suspeitos de tráfico são detidos com drogas no Nossa Senhora das Graças
10/07/2024 - PM localiza caminhonete abandonada às margens da BR-352, em Pará de Minas
10/07/2024 - Polícia Civil desarticula grupo responsável por prejuízo superior a R$ 200 mil