29/11/2024 às 08:55h
A Polícia Civil deflagrou nessa quinta-feira (28/11), a operação Angra, que resultou no cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão em 17 cidades mineiras, incluindo, Maravilhas, Divinópolis, Belo Horizonte e municípios das regiões Metropolitana e Central do estado. O trabalho é decorrente de investigação sobre lavagem de dinheiro, entre outros delitos, a partir do comércio ilegal de minério de ferro.
Batizada com o nome da deusa do fogo, a operação foi coordenada pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).
Um dos alvos principais da investigação é uma Unidade de Tratamento Minerário (UTM) em Itabirito, região Central do estado, cujos controladores foram indiciados em 2023 por operar sem licença ambiental e destruir espécies da Mata Atlântica.
Conforme apurado, o empreendimento, apontado como destino de minério de ferro de origem ilícita no quadrilátero ferrífero, gerou lucros milionários enquanto seus administradores acumulavam ocorrências de crimes ambientais nos últimos dez anos.
Durante os levantamentos, foi identificada a suspeita de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresários que comercializavam minério ilegalmente. Foram identificadas, além da UTM já investigada, outras unidades de tratamento minerário e usinas de processamento de minério de ferro.
Uma grande rede criminosa, inclusive usando empresas de fachada, em nome de laranjas, foi identificada, cuja movimentação financeira no período de um ano e meio foi superior a R$ 260 milhões.
Os crimes em investigação pela Polícia Civil incluem organização criminosa, receptação qualificada, falsidade ideológica, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e ilícitos ambientais.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
02/04/2024 - Veículo com impedimento por apropriação indébita é recuperado pela PM em Igaratinga
02/04/2024 - Suspeito de tráfico de drogas é preso no Jardim das Piteiras
02/04/2024 - Jovem cai em cima de enxada e morre com a garganta perfurada
02/04/2024 - Pastor é indiciado após estuprar neta de 5 anos com consentimento da mãe e da esposa
01/04/2024 - Ocupantes de motocicleta ficam feridos após serem atingidos por carro na BR-352
01/04/2024 - Ambulância do SAMU se envolve em acidente com carro
01/04/2024 - Motociclista fica gravemente ferido após acidente com carro
01/04/2024 - Suspeito de tráfico é preso com drogas próximo a loja de conveniência