23/08/2024 às 07:33h
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) integra, no período de 26 a 30 de agosto, a Mobilização Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas.
O objetivo é convidar familiares de pessoas desaparecidas a doarem amostra biológica para comparação com os Bancos Estaduais de Perfis Genéticos, assim como o Banco Nacional de DNA de pessoas vivas ou falecidas com identidade desconhecida.
Ns últimos cinco anos já foram identificadas 26 pessoas pelo banco de perfis genéticos.
Em Pará de Minas, os familiares deverão procurar a Delegacia Regional de Polícia Civil para emissão da requisição pericial e, posteriormente, serão direcionados a um Posto Médico-Legal, das 8h às 18h. Os familiares deverão levar identidade e o registro do desaparecimento.
No IML, o familiar pode entregar qualquer material de uso pessoal do desaparecido, como: barbeadores, escovas de dente, bonés, roupas usadas pelo desaparecido e que não tenham sido lavadas, escova de cabelo ou pente de uso exclusivo do desaparecido, entre outros.
Em relação ao grau de parentesco, a ordem de preferência para a coleta é de pai e mãe, pai ou mãe acompanhado de filhos, pai ou mãe, filhos e irmãos de mesmo pai e mesma mãe (no mínimo dois).
Após a coleta, o material é encaminhado ao Laboratório de DNA para processamento e obtenção do perfil genético. O código é inserido no banco de dados, que busca por compatibilidades, apontando ou não a identificação da pessoa desaparecida.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
11/02/2025 - Motociclista inabilitado é detido em Pará de Minas
10/02/2025 - PM prende suspeitos de roubar caminhão carregado com calçados em São José da Varginha
10/02/2025 - Cachorro morre e motociclista fica ferida após atropelamento no São Cristóvão
10/02/2025 - Motociclista fica ferido após acidente na MG-050, em Itaúna
10/02/2025 - Homem morre após carro bater contra árvore na MG-164
08/02/2025 - Suspeito de tráfico de drogas é preso no São Cristóvão