De segunda a sexta, das 8h as 17h
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na última quarta-feira (5/2), uma operação para desarticular um esquema de fraudes financeiras contra idosos em Divinópolis e Carmo do Cajuru. A ação resultou na prisão preventiva de duas mulheres e um homem que atuavam em uma empresa do ramo de crédito consignado.
Os investigados, com idades entre 21 e 42 anos, são suspeitos de desviar dinheiro de aposentados, beneficiários do INSS e pessoas em situação de vulnerabilidade. Eles foram presos em suas residências, localizadas nos bairros Centro e Porto Velho, em Divinópolis.
Conduzida pela equipe de investigação de fraudes da Delegacia Regional de Polícia Civil, a operação resultou ainda no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas dos alvos e em estabelecimentos comerciais, sendo um no bairro Santo Antônio, em Divinópolis, onde funcionava a matriz da empresa, e outro no centro da cidade de Carmo do Cajuru. O objetivo foi a coleta de documentos e equipamentos de interesse do trabalho investigativo.
Investigações
As apurações começaram em setembro de 2024, após vítimas denunciarem golpes financeiros que lhes causaram prejuízos significativos. Segundo as investigações, os suspeitos ofereciam empréstimos consignados sob a promessa de condições vantajosas, como juros reduzidos, portabilidade ou unificação de dívidas. Em alguns casos, também prometiam devoluções de valores para atrair a confiança das vítimas.
As investigações apontaram que os suspeitos já haviam praticado fraudes semelhantes em outras cidades de Minas Gerais, demonstrando reincidência criminosa e risco de continuidade das ações ilícitas. Muitas vítimas, incluindo idosos com problemas de saúde, só percebiam o golpe ao notar descontos indevidos em seus benefícios.
Prisões e apreensões
Durante a operação, documentos, computadores, máquinas de cartão e celulares foram apreendidos para análise. Os três investigados foram presos preventivamente e encaminhados ao sistema prisional. Ao final do inquérito, eles poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato qualificado contra idosos. As investigações continuam para identificar outras vítimas e possíveis envolvidos.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
12/06/2024 - Mais detalhes sobre o grave acidente na BR-262 envolvendo diversos veículos
12/06/2024 - PM prende homem foragido da justiça após denúncia anônima
12/06/2024 - Operação contra crime organizado é realizada pela Polícia Federal em Pará de Minas
12/06/2024 - Homem morre em acidente envolvendo duas motocicletas
10/06/2024 - PM realiza Operação Presença e Blitz de Trânsito em Pará de Minas
10/06/2024 - Motocicleta furtada é recuperada durante abordagem em boate, na BR 262 em Igaratinga
10/06/2024 - Irmãos são presos por suspeita de homicídio após cobrança de aluguel
10/06/2024 - PM apreende menor por tráfico e apreende entorpecentes, em Bom Despacho
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h