A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na última quarta-feira (5/2), uma operação para desarticular um esquema de fraudes financeiras contra idosos em Divinópolis e Carmo do Cajuru. A ação resultou na prisão preventiva de duas mulheres e um homem que atuavam em uma empresa do ramo de crédito consignado.
Os investigados, com idades entre 21 e 42 anos, são suspeitos de desviar dinheiro de aposentados, beneficiários do INSS e pessoas em situação de vulnerabilidade. Eles foram presos em suas residências, localizadas nos bairros Centro e Porto Velho, em Divinópolis.
Conduzida pela equipe de investigação de fraudes da Delegacia Regional de Polícia Civil, a operação resultou ainda no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas casas dos alvos e em estabelecimentos comerciais, sendo um no bairro Santo Antônio, em Divinópolis, onde funcionava a matriz da empresa, e outro no centro da cidade de Carmo do Cajuru. O objetivo foi a coleta de documentos e equipamentos de interesse do trabalho investigativo.
Investigações
As apurações começaram em setembro de 2024, após vítimas denunciarem golpes financeiros que lhes causaram prejuízos significativos. Segundo as investigações, os suspeitos ofereciam empréstimos consignados sob a promessa de condições vantajosas, como juros reduzidos, portabilidade ou unificação de dívidas. Em alguns casos, também prometiam devoluções de valores para atrair a confiança das vítimas.
As investigações apontaram que os suspeitos já haviam praticado fraudes semelhantes em outras cidades de Minas Gerais, demonstrando reincidência criminosa e risco de continuidade das ações ilícitas. Muitas vítimas, incluindo idosos com problemas de saúde, só percebiam o golpe ao notar descontos indevidos em seus benefícios.
Prisões e apreensões
Durante a operação, documentos, computadores, máquinas de cartão e celulares foram apreendidos para análise. Os três investigados foram presos preventivamente e encaminhados ao sistema prisional. Ao final do inquérito, eles poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato qualificado contra idosos. As investigações continuam para identificar outras vítimas e possíveis envolvidos.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
04/09/2024 - PRF prende motorista com 56 kg de maconha na BR-262
03/09/2024 - Homem fica ferido após cair de moto na BR-262, em Pará de Minas
03/09/2024 - PRF fiscaliza ultrapassagens irregulares com a utilização de drone na BR-262
03/09/2024 - Homem armado persegue companheira e acaba preso
03/09/2024 - PM apreende entorpecentes e quase R$ 3 mil provenientes do tráfico de drogas
03/09/2024 - Motorista passa mal ao volante e bate carro na traseira de caminhão na MG-050
03/09/2024 - Homem e criança ficam feridos após carro bater em traseira de carreta parada na BR-354
02/09/2024 - Homem é preso com arma de fogo de uso restrito no bairro Padre Libério
02/09/2024 - Motorista morre após carreta tombar na BR-262 (COM FOTO)
02/09/2024 - Três pessoas ficam feridas após acidente entre veículos